terça-feira, 23 de setembro de 2008
[ACIDENTES] Acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes no país.
Para os jovens entrevistados, os acidentes de trânsito podem ser causados pela alta velocidade, decorrente do uso de bebidas alcoólicas, drogas e a busca de emoção da faixa etária de 16 a 25 anos de idade.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, alertou que o carro pode ser uma arma, e que as pessoas precisam ter consciência. Para ele, os acidentes e mortes no trânsito entre jovens, por exemplo, só podem ser reduzidos com leis mais rígidas para a venda de bebidas alcoólicas e alterações no enfoque das campanhas de conscientização.
“Atualmente, bebidas alcoólicas são vendidas em estradas, em postos de gasolina. Temos que apertar a fiscalização em relação aos jovens que bebem e depois dirigem. Nós temos que rever a veiculação de propagandas de bebidas hoje, que é um forte fator de estímulo ao consumo irresponsável. Temos que ter medidas educacionais mais sérias. Temos que ter a escola de maneira integrada com a família e nós temos que ter uma abordagem que não é só do governo, precisa da participação da sociedade, das entidades, privadas, organizações não governamentais, pais e famílias, defendeu.
No evento, realizado em Brasília, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, se emocionou ao lembrar a morte do filho em um acidente de trânsito. E defendeu como essencial que medidas conjuntas sejam tomadas. “É um conjunto de medidas. Tem que ter legislação adequada para exigir do motorista uma ação, tem que ter pistas adequadas, ou seja, não esburacadas, bem, sinalizadas, e você tem que ter veículos em condições de trafegar”, afirmou.
A Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito vai até domingo com uma campanha com o desafio de promover a paz no trânsito e lutar pela não banalização de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS), promotora do evento, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quer chamar atenção para o fato de que a grande maioria dos acidentes de trânsito podem ser evitados.
Para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que as mortes podem ser reduzidas, o Ministério da Saúde vai distribuir em todo o país folhetos com o tema "A vida no trânsito: Sua atitude faz a diferença".
Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os acidentes ainda dão prejuízos aos cofres públicos. Entre os anos de 2001 e 2003, os custos dos acidentes de trânsito por perdas anuais chegaram a R$ 5,3 milhões. Em 2006, os impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito foram estimados em R$ 24,6 bilhões.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
[OFF] Notícias!
Eu digo, eu digo *-*! Nós, PRIMEIRA SÉRIE DO EM, ganhamos a gincana mais uma vez :)
Somos invictos nela, só pra constar. Achamos importante voces saberem desse fato, porqe, sei lá, é algo importante para nós e quisemos dividir com alguém que gostamos.
beijo&meliga, equipe do BLOG.
obs.:ADO A-ADO O AR TÁ DISPARADO ♫
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
[OFF]Agradecimento!
Agradecemos o apoio, as dicas, as críticas ( sempre positivas), as visitas, os comentários...
Tudo foi muito importante!
Esperamos que continuem apreciando o conteúdo da nossa página.
Tomamos a decisão de que mesmo após a Gincana oferecida por nossa escola, iremos continuar com esse BLOG.
Sim, iremos, porque nós recebemos mais do que podemos entregar-lhes :)
Com carinho e estima, equipe do BLOG. ♥
[ANIMAIS] Eutanásia de animais
Anteriormente à lei estadual, cada cidade tinha as suas regras. Agora, os municípios do Estado de São Paulo estão sendo incentivados a instituir políticas públicas corretas para os animais, como castração, identificação e conscientização da população. É o caso de Itu e região, que regularmente promove Feiras de Adoção e Posse Responsável.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
[AMBIENTE] Amazônia é Nossa
Vamos lutar em favor da Amazônia e de suas qualidades.
http://www.globoamazonia.com/
[SÉRIE EXTINÇÃO]
Atenciosamente, equipe do BLOG.
[SÉRIE EXTINÇÃO] Animais Já extintos!
Nome do Animal – Época da Extinção – Local onde foi visto pela última vez
Águia de Haast - século XVI - Nova Zelândia
Auroque - século XVII - Polônia
Pássaro Dodo - 1693 - Ilhas Maurício
Dugongo de Steller - 1768 - Alasca
Leão do Cabo - 1865 - África do Sul
Palanca azul - século XIX - África
Pato do Labrador - século XX - Canadá
Periquito da Carolina - século XX - EUA
Quagga - 1883 - África do Sul
Lobo de Ezo - 1889 - Norte do Japão
Raposa das Falkland - 1876 – Ilhas Malvinas (Argentina)
Tarpan - século XIX - Polônia
Urso do Atlas - 1844 - Norte da África
Vison Marinho - 1894 - Canadá
Onça do Arizona - 1905 - sul dos EUA
Caribu anão - 1908 - Norte do Canadá
Lobo de Honshu - 1905 - Japão
Wapiti de Merriam - 1906 - oeste dos EUA
Pombo passageiro - 1914 - América do Norte
Leão do Atlas - 1922 - Norte da África
Bisão Caucasiano - 1927 - Montes Cáucaso
Galinha do Mato - 1932 - Nordeste dos Estados Unidos
Tigre da Tasmânia - 1936 – Ásia
Tigre de Bali - 1937 - Ilha de Bali
Cervo de Schomburgk - 1938 - Tailândia
Avestruz Árabe - 1942 - Oriente Médio
Rã Pintada da Palestina - 1955 - Palestina
Tigre do Cáspio - 1980 - Cáucaso
Tigre de Java - 1988 - Ilha de Java
Ibex dos Pirineus - 2000 - norte da Espanha e sul da França.
[SÉRIE EXTINÇÃO] O que é 'Extinção'?
A extinção também é uma questão de escala geográfica. A extinção local é a extinção de uma população em uma determinada região e não necessariamente de toda a espécie. Isso, em biogeografia, é um fator importante no delineamento da distribuição geográfica das espécies. Eventos de vicariância e de mudanças climáticas, por exemplo, podem levar a extinção local de populações e, assim, configurar os padrões de distribuição das espécies.
Atualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.
Turistas encontram natureza preservada em Raposo (MA)
Com o fim de semana chegando, é hora de pensar num roteiro de descanso. Que tal explorar um lugar ainda pouco conhecido, bem pertinho de São Luís, mas com jeito de vila de pescador? O município de Raposa tem sossego de sobra e natureza preservada.
As bianas, pequenas embarcações feitas artesanalmente por pescadores, são o meio de transporte para moradores da comunidade e também para os visitantes. Elas se deslocam bem lentamente. É a chance para aproveitar o passeio em meio aos manguezais.
“É uma sensação de paz incrível. Olhar a natureza mais de perto, para mim, está sendo tudo novo. É muito bom”, disse a professora Flávia Marques.
Mesmo com a presença diária de turistas, a natureza nesta parte do Maranhão permanece preservada. É o resultado do turismo aliado à mudança de comportamento. As pessoas, tanto as que vêm de fora quanto os moradores locais, estão aprendendo a preservar esta riqueza. Eles descobriram que a sobrevivência dos mangues e de toda a vida ao redor dele depende de atitudes bem simples.
Mergulhar e voltar com um monte de sarnambis, mariscos que vivem dentro de conchinhas, hoje é normal. Alguns anos atrás era quase impossível. Os próprios catadores estavam acabando com a vida no fundo do mar.
“A gente pega e solta. Estamos ganhando ao conseguir trazer renda para as cidades e preservar o meio ambiente”, disse o guia turístico Murilo Rocha.
É um passeio em que o visitante entende, na prática, o que significa a interação homem-natureza. “É uma espécie que, na verdade, a gente não deve capturar. Simplesmente observar e deixá-la integrada ao habitat dela”, acredita o engenheiro ambiental Pedro Gadas.
A cada parada, uma nova surpresa. No meio do mar, há enormes bancos de areia. São dez quilômetros de dunas, uma réplica em miniatura dos lençóis maranhenses.
“É diferente e muito bonito”, comenta a arquiteta Débora Morezula.
Quando a palavra “preservar” vira prioridade ganha todo mundo: a mata, os bichos e os visitantes. Assim é o turismo de contemplação: revela paisagens exuberantes escondidas em cantinho deste enorme Brasil.
____________________________________________________________
também sabemos fala daquilo que existe de bom :)
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
[FAUNA] Ibama recebe denúncia de venda de pingüins
Moradores de Salvador estariam pedindo resgate para entregar animais a instituto.
Fiscais buscaram pingüins nesta sexta. Duas aves marinhas foram encontradas.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu denúncia de que moradores de Salvador estariam pedindo dinheiro para entregar encontrados na praia a biólogos que poderiam cuidar deles.
O Instituto Mamíferos Aquáticos recebeu ligações de pessoas que pediam dinheiro para entregar pingüins que apareceram na capital baiana. A assessoria do instituto diz que também recebeu informações sobre a venda de aves marinhas. A instituição fez uma denúncia formal ao Ibama, pedindo a investigação dos casos.
Fiscais do Ibama realizaram buscas em alguns bairros, nesta sexta-feira (25). As informações iniciais apontam que o preço de venda de cada animal era de R$ 500.
Pelo menos dois pingüins foram encontrados. Os donos dos imóveis disseram que iriam ligar para o Ibama para entregar as aves marinhas.
Quem vende ou guarda espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, como os pingüins, está sujeito a detenção.
Segundo o Ibama, só neste mês, mais de 120 pingüins foram encontrados na praia da capital baiana.
sábado, 13 de setembro de 2008
[AMBIENTE] Onde iremos parar? Quando iremos parar?
A natureza está pagando cada vez mais caro pelo nosso egoísmo... As consequências pouco a pouco vão aparecendo, dentre elas estão: morte, desaparecimento de espécies... florestas outrora magníficas, se resumem a restos de árvores...

Onde iremos parar?
O que deixaremos para as gerações futuras?
Somos culpados?
Será que só daremos valor ao nosso meio ambiente quando já for tarde?
Faça sua parte, preserve nosso maior tesouro, preserve o meio ambiente.
[AMBIENTE] Psicologia ambiental

[SÉRIE POLUIÇÃO] Poluição das Águas

O mar foi desde sempre uma Riqueza natural e durante anos as águas estavam limpas. Agora, por causa das pessoas o mar está poluído.
Os produtos petrolíferos têm um efeito mau sobre toda a vida marinha e litoral onde actuam. As correntes marinhas facilitam a formação de marés negras, que se abatem sobre as praias e outras zonas costeiras.Os hidrocarbonetos espalhados nos mares e oceanos provêm sobretudo dos petroleiros que limpam os seus depósitos no alto mar e descarregam assim em cada viagem cerca de um por cento do seu carregamento. Esta percentagem pressupõe, ao fim de alguns anos, a existência de muitos milhares de toneladas de produtos petrolíferos espalhados pelos oceanos.


sexta-feira, 12 de setembro de 2008
[SÉRIE POLUIÇÃO] Poluição em nossa região.!
[SÉRIE POLUIÇÃO] Poluição Sonora
Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ougasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alteraçõesna sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
Conceito
O som é um fenômeno físico ondulatório periódico, resultante de variações da pressão num meio elástico que se sucedem com regularidade. O som pode ser representado por uma série de compressões e rarefações do meio em que se propaga, a partir dafonte sonora. Não há deslocamento permanente de moléculas, ou seja, não há transferência de matéria, apenas de energia. Uma boa analogia, é a de uma rolha flutuando em um tanque de água. As ondas da superfície da água se propagam e a rolha apenas desce,sem ser levada pelas ondas.Ruído é "qualquer sensação sonora indesejável". Há quem vá além,que considera o ruído como "um som indesejável que invade nossoambiente, ameaçando nossa saúde, produtividade, conforto e bemestar". A ação perturbadora do som depende:
• De suas características, como intensidade e duração;
• Da sensibilidade auditiva, variável de pessoa para pessoa;
• Da necessidade de concentração, como estudar;
• Da fonte causadora, que pode ser atrativa, como uma discoteca.
Efeitos – Saúde
Reações generalizadas ao stress - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o início do estresse auditivo se da sob exposições a 55 dB.Reações físicas - Os ruídos aumentam a pressão sangüínea, o ritmo cardíaco e as contrações musculares. São capazes de interromper a digestão, as contrações do estômago, o fluxo da saliva e dos sucos gástricos. Provocam maior produção de adrenalina e outros hormônios, aumentando, no sangue, o fluxo de ácidos graxos eglicose. No que se refere ao ruído intenso eprolongado ao qual o indivíduo habitualmentese expõe, resultam mudanças fisiológicasmais duradouras até mesmo permanentes,incluindo desordens cardiovasculares, deouvido-nariz-garganta e, em menor grau,alterações sensíveis na secreção de hormônios, nas funções gástricas, físicas ecerebrais. Em casos de estresse crônico(permanente) nos trabalhadores, tem sidoconstatado efeitos psicológicos, distúrbiosneurovegetativos, náuseas, cefaléias, irritabilidade, instabilidade emocional, redução da libido, ansiedade, nervosismo, hipertensão, perda de apetite, sonolência, insônia, aumento de prevalência da ulcera, distúrbios vitais, consumo de tranqüilizantes, perturbações labirínticas, fadiga, redução de produtividade, aumentos dos números de acidentes, de consultas médicas e do absenteísmo.Alterações mentais e emocionais - As reações na esfera psíquica dependem das características do agente, do meio, e das condições emocionais do hospedeiro, no momento da exposição. As reações podem manifestar-se através de irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, medo, tensão e insônia.
Efeitos – Audição
A capacidade auditiva de um indivíduo pode limitar-se a 60%. Todavia, por ser ele ainda capaz de ouvir a própria voz e certos barulhos rotineiros, não se preocupa com a surdez. A perda total de audição pode acontecer se a pessoa fica sujeita diariamente, durante 8 horas seguidas, a sons com intensidade superior a 85 dB, como os registradores em discotecas fábricas de armamentos e aeroportos. O ruído de 140 dB pode destruir totalmente o tímpano, provocando o que se denomina "estouro do tímpano". Quando o nível de ruído atinge 100 dB pode causar o "trauma auditivo" e a conseqüente surdez. Ao nível de 120 dB, além de lesar o nervo auditivo, provocam no mínimo, zumbido constante nos ouvidos, tonturas e aumento do nervosismo.
Limites de intensidade - Ruído com intensidade de até 55 dB não causa nenhum problema.
- Ruídos de 56 dB a 75 dB pode incomodar, embora sem causar malefícios à saúde.
- Ruídos de 76 dB a 85 dB pode afetar a saúde, e acima dos 85 dB a saúde será afetada, a depender do tempo da exposição. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia com ruídos de 85 dB terá, fatalmente, após 2 anos problemas auditivos.
Sua ocorrência depende de características ligadas ao homem (hospedeiro), ao meio e ao agente (barulho). Para que ocorram casos de surdez profissional, é necessário que haja uma exposição considerável ao ruído, isto é, a exposição a níveis elevados durante um longo período, sendo dois fatores interligados. As perdas auditivas causadas pelo barulho excessivo podem ser divididas em três tipos:
* Trauma Acústico - Embora esta denominação seja polêmica, adota-se o conceito de trauma acústico como sendo a perda auditiva de instalação repentina, causada pela perfuração do tímpano acompanhada ou não da desarticulação dos ossículos do ouvido médio, ocorrida geralmente após a exposição a barulhos de impacto, de grande intensidade (tiro, explosão, etc.) com grandes deslocamentos de ar.
* Surdez temporária - Também conhecida como mudança temporária do limiar de audição, ocorre após uma exposição a um barulho intenso, por um curto período de tempo.
* Surdez permanente - A exposição repetida dia após dia, a um barulho excessivo, pode levar o indivíduo a uma surdez permanente.
* Obs.: É importante lembrar que um fator de grande importância, em qualquer tipo de perda de audição, é a suscetibilidade individual. Indivíduos que se encontram num mesmo local ruidoso podem se comportar de maneira diferente. Alguns são extremamente sensíveis ao ruído e outros parecem não ser atingidos pelo mesmo. Deve ser considerado, que há perda natural de audição com a idade. (presbiacusia)
Efeitos – Trabalho
Tem sido observado que em certos tipos de atividades, como as de longa duração e que requerem contínua e muita atenção, um nível acima de 90 dB afeta desfavoravelmente a produtividade, bem como a qualidade do produto. Calcula-se que um indivíduo normal precisa gastar aproximadamente 20% de energia extra para realizar uma tarefa, sob efeito de um ruído perturbador intenso.
Efeitos – Comunicação
Um dos efeitos do barulho facilmente notado é sua influência sobre a comunicação oral. O barulho intenso provoca o mascaramento da voz. Este tipo de interferência atrapalha a execução ou o entendimento de ordens verbais, a emissão de avisos de alerta ou perigo e pode ser causa indireta de acidentes. Para acontecer que um operário não entenda bem as instruções essenciais para o funcionamento adequado de certo equipamento e, em conseqüência sofra um acidente. Pode também ocorrer o caso de impossibilidade de avisar uma pessoa prestes a se acidentar. Em locais com muito ruído, há muitas vezes, o problema de interferência com os sinais de alarme, o que pode ocasionar sérios acidentes.
Efeitos – Plantas e Animais
Segundo os zoólogos, as maiores dificuldades de adaptação dos animais ao cativeiro, decorrem principalmente do barulho artificial das grandes cidades. Por outro lado, comprova-se que nos locais de muito ruído é mais acentuada a presença de ratos e baratas, agentes potenciais de transmissão de doenças. As vibrações sonoras produzidas por motores de avião provocam a mudança de postura das aves e diminuição de sua produtividade.Pesquisadores dos EUA, estudando os efeitos do ruído sobre as plantas, fizeram uma experiência com as do gênero Coleus, possuidoras de grandes folhas coloridas e flores azuis. Doze dessas plantas, submetidas continuamente ao ruído de 100 dB, após seis dias apresentaram a redução de 47% em seu crescimento por causa, segundo os cientistas, da estridência persistente, que as fez perder grande quantidade de água através das folhas.
Fontes de Ruídos
Ruído nas Ruas - O trânsito é o grande causador do ruído na vida das grandes cidades. As características dos veículos barulhentos são o escapamento furado ou enferrujado, as alterações no silencioso ou no cano de descarga, as alterações no motor e os maus hábitos ao dirigir - acelerações e freadas bruscas e o uso excessivo de buzina. Nas principais ruas da cidade de São Paulo, os níveis de ruído atingem de 88 a 104 decibéis. Isso explica por que os motoristas profissionais são o principal alvo de surdez adquirida. Nas áreas residenciais, os níveis de ruído variam de 60 a 63 decibéis - acima dos 55 decibéis estabelecidos como limite pela Lei Municipal de Silêncio.
Ruído nas Habitações - Condicionadores de ar, batedeiras, liqüidificadores, enceradeiras, aspiradores, maquinas de lavar, geladeiras, aparelhos de som e de massagem, televisores, secadores de cabelo e tantos outros eletrodomésticos que podem estar presentes numa mesma residência, funcionando simultaneamente e somando seus indesejáveis decibéis.
Ruído nas Indústrias - É dos mais importantes o papel da indústria na poluição sonora. Depois da primeira grande guerra, foi que se verificou o aumento das doenças profissionais, notadamente a surdez, além do aparecimento de outras moléstias, devidas ao desenvolvimento espantoso trazido pelo surto industrial. Em alguns países europeus, como a Suécia e a Alemanha, onde os dados estatísticos retratam fielmente a realidade, é impressionante o numero de operários que, nas indústrias, devido ao ruído, vêm sofrendo perda de audição. Visando a proteção dos trabalhadores das fábricas, em 1977 os Estados Unidos estabeleciam o ruído máximo de 90 dB para a duração diária de 8 horas. Verificou-se com a adoção desse limite, um quinto dos operários ficava sujeito a deficiências auditivas. Por isso a Holanda e outros países baixaram o limite para 80 dB.
Ruído dos Aviões - A partida e a chegada de aviões a jato são acompanhadas de ruídos de grande intensidade que perturbam sobremaneira os moradores das imediações.
Curiosidades
* Há muitos séculos os chineses, para enlouquecer os prisioneiros, colocavam-os em celas cujo completo silêncio somente era interrompido pelo incessante tique-taque de um relógio.
* No folclore primitivo estava a crença de que o som causado pelo impacto da lança é que matava o atingido.
* Os Assírios acreditavam em divindades do qual capazes de produzir ruídos responsáveis por terremotos e tempestades.
* Há séculos o som de grande intensidade vem sendo usado como arma de guerra, a exemplo do toque das trombetas e o rufar dos tambores, para incitar os soldados a luta. Os Romanos destacavam um grupo especial de soldados cuja missão era produzir ruídos assustadores, destinados a confundir os adversários.
* A invenção dos explosivos para fins bélicos reforçou o relacionamento entre estampido e ataque, razão pela qual não foram medidos esforços visando à descoberta de sons mortíferos durante as duas grandes guerras.
Créditos: http://www.microdig.com.br/poluicaosonora/
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
[SÉRIE POLUIÇÃO] Poluição Visual
Excesso de elementos ligados à comunicação visual - como cartazes, anúncios, propagandas, baneres, placas e outros - dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços - é a definição mais simples de poluição visual.
Além de promover o desconforto espacial e visual dos transeuntes, este excesso desvaloriza as cidades modernas, tornando-as apenas espaço de promoção de trocas comerciais. O problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.
A poluição visual degrada os centros urbanos pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a todos. Por outro lado, o indivíduo perde a sua cidadania - no sentido de agente participativo da dinâmica da cidade - para se tornar apenas um espectador e consumidor.A poluição visual degrada os centros urbanos pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a todos.
assistam: http://br.youtube.com/watch?v=3jUXXUAAqiM&feature=related
[SÉRIE POLUIÇÃO] O que é "poluição"?
Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais. São chamados de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possível relacionar centenas de poluentes e os tipos de poluição que ocasionam, mas vamos citar apenas mais dois exemplos.
Um deles são os agrotóxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos microorganismos e pragas, em especial na agricultura. Ocorre que o acúmulo desses produtos acaba por contaminar os alimentos com substâncias nocivas à saúde humana, às vezes até cancerígenas. Outro exemplo é o das chuvas ácidas, isto é, precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e de ácido nítrico. Esses ácidos, que corroem rapidamente a lataria dos automóveis, os metais de pontes e outras construções, além de afetarem as plantas e ocasionarem doenças respiratórias e da pele nas pessoas, são formados pela emissão de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio por parte de certas indústrias. Esses gases, em contato com a água da atmosfera, desencadeiam reações químicas que originam aqueles ácidos. Muitas vezes essas chuvas ácidas vão ocorrer em locais distantes da região poluidora, inclusive em países vizinhos, devido aos ventos que carregam esses gases de uma área para outra.
O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.
Créditos: http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao.htm
[SÉRIE POLUIÇÃO]
Esperamos que gostem :)
Equipe do blog ;D
[AMBIENTE] Efeito Estufa!

A principal fonte de liberação de CO2 é a queima de combustíveis fosseis (combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina; carvão e gás natural). Outros gases liberados pelo homem também aumentam o efeito estufa, são eles o Metano, CFC e outros.
•Mudança nos regimes de chuvas, poderá chover menos em determinadas regiões e mais em outras.
•Doenças que hoje são tipicamente de regiões tropicais como a malária e a febre amarela poderão atingir regiões que hoje não são encontradas.
•A agricultura será seriamente afetada, isto porque a agricultura depende muito do clima, com a mudança deste regiões que hoje são propicia para a pratica da agricultura poderão se tornar áridas.
•Aquecimento das Grandes Cidades, as cidades geralmente apresentam temperaturas mais altas do que as áreas menos habitadas, com o aumento do efeito estufa essas temperaturas vão subir mais do que são hoje, o que poderá afetar a saúde da população.
•Falta de Energias, países como o Brasil que tem na energia hidrelétrica sua maior fonte de energia poderão sofre com a falta de chuvas, o que acarretará menos águas nos reservatórios.
•Extinção de espécies animais e vegetais, que hoje são restritos a determinados ecossistemas que poderão desaparecer com o aquecimento.
•Desertificação, terras que hoje são campos ou florestas poderão virar desertos.
•Grandes Incêndios, com o aquecimento da terra os grandes incêndios florestais vão se tornar cada vez mais comuns, e seu combate também vai se tornar mais difícil.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
[AMBIENTE] Queimadas Florestais
Queimadas: A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.Incêndio Florestal: É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.
As queimadas são proibidas?
As queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O Ibama também distribui material educativo sobre as queimadas em regiões onde essa prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incêndios florestais.
Principal causa dos incêndios florestais
A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar o fogo de maneira desordenada, cria condições favoráveis para a ocorrência de grandes incêndios.
Como evitar os incêndios?
l - Fazer queimadas somente com autorização do Ibama e de forma controlada, com a construção de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo
2- apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios
3 - não jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação
4 - está proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais
Penalidades
Os infratores estarão sujeitos às penas previstas nos artigos 14 e 15 da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). As penas podem chegar a prisão (de três a seis anos) e multas de até R$ 4.960,00. O valor será aumentado com a regulamentação da Lei, pelo Ministério do Meio Ambiente, podendo variar de R$ 50,00 a R$ 50 milhões.
Na visão global, o fogo é considerado natural, pois o número de focos de calor, queimadas e incêndios nesta época de seca prolongada em todo o hemisfério sul. Fazer queimadas para uso agropecuário é uma prática cultural não só do Brasil e de difícil substituição. Caso fossem observadas as normas para queimada controlada e se a população contribuísse deixando de jogar pontas de cigarro acesas nas margens das estradas, apagassem restos de fogo em acampamentos e tivessem maiores cuidados ao lidar com o fogo, seriam menores as estatísticas.
[ABORTO]: Um Grito Pela Vida
Consequências : podem ser físicas ou mentais. Aí vão alguns esxemplos :
Efeitos Físicos :Esterilidade;Abortos espontâneos;Gravidez ectópica;Natimortos;Hemorragias e Infecções; Choques e comas;Útero perfurado;Peritonite;Febre/Suor Frio;Dor intensa;Perda de órgãos do corpo;Insónia;Perda de apetite; Exaustão; Perda de peso;Nervosismo; Capacidade de trabalho diminuída;Vômitos;Distúrbios gastro-intestinais.
Efeitos Psicológicos:Sentimento de culpa; Impulsos suicidas;Pesar/Abandono; Arrependimento/Remorso; Perda da fé;Baixa auto-estima;Preocupação com a morte; Hostilidade/Raiva; Desespero/Desamparo;Desejo de lembrar da data de nascimento;Alto interesse em bebês; Frustração do instinto maternal;Ódio por pessoas ligadas ao aborto; Desejo de terminar o relacionamento com o parceiro; Perda de interesse sexual/Frigidez; Incapacidade de se auto-perdoar; Pesadelos; Tonturas e tremores;Sentimento de estar sendo explorada;Horror ao abuso de crianças.
História real quem disse não ao aborto: Quando soube que estava grávida de gémeos tinha 38 anos.
A minha médica insistiu bastante para que fizesse a amniocentese. Era quase uma obrigação física e moral para com os bébés e para comigo mesma.
Sabendo os riscos de a realizar, principalmente para eles, não fui capaz e deixei nas mãos de Deus. Quem era eu para decidir acabar com duas vidas com cerca de 4 meses (altura em que saberia a altura dos resultados)? E porque o faria? Por suspeitar de algumas diferenças?
Nem pensar! (A médica achou que eu era irresponsável).
O André e o Simão nasceram de parto normal, com 48 cm cada um e 2,950Kg e 3,050 Kg respectivamente.
Hoje, têm 7 anos e são dois rapazinhos do mais normal que há. Ou nem tanto, pois têm escoriações de andarem de bicicleta na rua, de jogarem à bola com os meninos vizinhos, de lutarem entre si e com os amigos. Têm um cão e energia para 24 horas. Não são crianças presas em apartamentos.
São crianças inteligentes e usam-na em todos os sentidos.
E eu sou um mãe completamente babada quando os deito às 21h30 e eles adormecem tranquilamente. Às 7h30 do dia seguinte tudo recomeça.
É o milagre da vida!
[AMBIENTE] Sobre nossa região:
ÁREA: 32.690 hectares CRIAÇÃO: Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990 ECOSSISTEMA: Serra úmida LOCALIZAÇÃO: Norte do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité, a 104 Km de Fortaleza
APRESENTAÇÃO
O Maciço Residual de Baturité configura-se como um território de exceção no contexto da quase absoluta semi-aridez do Ceará. Um dos poucos vestígios de Mata Atlântica ainda existentes no interior do nordeste.
Um maior destaque é dado para os municípios de Guaramiranga e Pacoti, que contam com um calendário de eventos turísticos diversificado, onde figuram os já famosos festivais de Teatro e Jazz de Guaramiranga e a Feira de Negócios e Turismo do Maciço de Baturité (FENETUR), em Pacoti.
Há uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes na região, para os mais variados gostos e bolsos.
ATRATIVOS
Além dos inúmeros atrativos naturais (cachoeiras, riachos, fauna e flora exuberantes), a região da Serra de Baturité é repleta de engenhos de rapadura, alambiques, casas de farinha, culturas de frutas, hortaliças, flores e café.
Podem ser encontradas edificações públicas e particulares (como antigas fazendas de café, casas de moradia de sítios, arquitetura religiosa) que preservam um pouco da história do lugar.
Outros atrativos do lugar são: Pico Alto (segundo ponto mais elevado do Ceará com 1.115m de altitude), trilhas do Remanso Hotel de Serra, Poço Escuro, trilhas do Sítio Guaramiranga, Gruta da Natividade, Parque Ecológico de Guaramiranga, Cachoeira de São, Linha da Serra e o Parque das Trilhas em Guaramiranga.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
GEOMORFOLOGIA
A área em questão constitui um dos mais expressivos compartimentos do relevo elevado do Ceará. Os chamados relevos residuais resultantes dos processos erosivos ocorridos na era Cenozóica (há quase 70 milhões de anos).
A região como um todo é marcada por um tectonismo intenso. Geologicamente, é formada por rochas do embasamento cristalino do pré-cambriano (período geológico mais antigo da terra), e apresenta instabilidade nas encostas, face ao declive acentuado (45 a 70%).
Ocorrem, predominantemente, solos que embora apresentem baixa fertilidade natural, nas áreas de florestas, a folhagem morta e detritos vegetais a ele incorporados, promovem a manutenção de sua fertilidade natural em níveis bastante elevados.
HIDROGRAFIA
A região da serra de Baturité é coberta pela bacia hidrográfica Pacoti - Choró - Pirangi que atinge altitudes superiores a 600 metros. Nesta região as fontes e quedas d'água são mais abundantes nas imediações das cidades de Maranguape, Pacatuba, Redenção, Baturité e Guaramiranga. As quedas d'água mais notáveis encontradas nesta bacia são as do Oratório e Paracupeba.
CLIMA
Sob o ponto de vista climático, esta área serrana é uma das mais úmidas do Estado, com pluviosidade média elevada (1.500 mm anuais). A temperatura é amena e varia em torno de 20oC e 22º C. A boa qualidade do ar lhe confere um refúgio de salubridade, com elevada concentração de ozônio, cursos, reservatórios e quedas d’água.
FAUNA
Possui uma grande variedade de espécies animais, destacando-se as aves representadas pelo saí-tucano, sanhaçu, fura-barreira, soldadinho, verdelino, coandu, pintassilgo, vem-vem, soim, tamanduá mambira, gato maracajá.
VEGETAÇÃO
A APA da Serra de Baturité abriga uma grande variedade de espécies vegetais, com formações florestais remanescentes de Mata Atlântica. Lá podemos encontrar espécies tipicamente Amazônicas (surucucu-pico-de–jaca), assim como da Mata atlântica (guaramiranga ou dançador - laranja).
Vale ressaltar que devido ao isolamento físico provocado pelas características climáticas e geomorfológicas da região, a APA DA SERRA DE BATURITÉ apresenta um alto grau de endemismo de espécies (espécies que só ocorrem nesta região), representando um verdadeiro banco genético de nossa biodiversidade.
O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA
Para tentar evitar a degradação da APA, a SEMACE – responsável pela manutenção da área – restringe algumas práticas, tais como:
- A captura ou extermínio de animais silvestres de qualquer espécie - Uso do fogo sem a autorização da SEMACE
- Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente
- Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens de rios, barragens e açudes, olhos d’água e aluviões, áreas íngremes e matas virgens ou em avançado processo de regeneração
- Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental
Créditos: http://www.oktiva.net/oktiva.net/1364/nota/18325
Olá
Pedimos, entretanto, que vocês comentem esse BLOG em prol da nossa vitória na, já comentada, gincana. Embora, nossa melhor vitória, foi conhecer todos esses problemas sociais e ambientais, porque com eles aprendemos a dar valor ao que temos, preservando, cuidando e sempre ajudando.
Obrigada.


