Visitante entende, na prática, o que significa a interação homem-natureza. Cidade preserva réplica dos lençóis maranhenses.
Com o fim de semana chegando, é hora de pensar num roteiro de descanso. Que tal explorar um lugar ainda pouco conhecido, bem pertinho de São Luís, mas com jeito de vila de pescador? O município de Raposa tem sossego de sobra e natureza preservada.
As bianas, pequenas embarcações feitas artesanalmente por pescadores, são o meio de transporte para moradores da comunidade e também para os visitantes. Elas se deslocam bem lentamente. É a chance para aproveitar o passeio em meio aos manguezais.
“É uma sensação de paz incrível. Olhar a natureza mais de perto, para mim, está sendo tudo novo. É muito bom”, disse a professora Flávia Marques.
Mesmo com a presença diária de turistas, a natureza nesta parte do Maranhão permanece preservada. É o resultado do turismo aliado à mudança de comportamento. As pessoas, tanto as que vêm de fora quanto os moradores locais, estão aprendendo a preservar esta riqueza. Eles descobriram que a sobrevivência dos mangues e de toda a vida ao redor dele depende de atitudes bem simples.
Mergulhar e voltar com um monte de sarnambis, mariscos que vivem dentro de conchinhas, hoje é normal. Alguns anos atrás era quase impossível. Os próprios catadores estavam acabando com a vida no fundo do mar.
“A gente pega e solta. Estamos ganhando ao conseguir trazer renda para as cidades e preservar o meio ambiente”, disse o guia turístico Murilo Rocha.
É um passeio em que o visitante entende, na prática, o que significa a interação homem-natureza. “É uma espécie que, na verdade, a gente não deve capturar. Simplesmente observar e deixá-la integrada ao habitat dela”, acredita o engenheiro ambiental Pedro Gadas.
A cada parada, uma nova surpresa. No meio do mar, há enormes bancos de areia. São dez quilômetros de dunas, uma réplica em miniatura dos lençóis maranhenses.
“É diferente e muito bonito”, comenta a arquiteta Débora Morezula.
Quando a palavra “preservar” vira prioridade ganha todo mundo: a mata, os bichos e os visitantes. Assim é o turismo de contemplação: revela paisagens exuberantes escondidas em cantinho deste enorme Brasil.
____________________________________________________________
também sabemos fala daquilo que existe de bom :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
ah coisa de natureza é uma coisa importante vei, ta massa o blog
Nossa..!
Ótiimo esse blog..!
=D
D+
eu gostei muito de saber que vcs não estão apenas colocando as coisas ruins do ser humano com a natureza e que estão colocando também as coisas boas...!
Por que judias tanto de mim?
De todas as certezas
Que o homen na sua ganância
Não mede conseqüências.
Por que me tratas assim?
Em meus rios corre a vida
Neles, gero seu alimento
Em troca, lança seus dejetos, seus lixos,
Causando grande tormento.
Temo que um dia possa ser tarde demais,
Por tamanha destruição
Você com seus mandos e desmandos
Está caindo em desgraça.
Destruindo tudo que acha
Perdendo a razão.
Meus pulmões já estão manchados
Pelos gazes que me sufocam
Pelas queimadas em minhas florestas
Ei, seres humanos, por que não se tocam?
Meus ursos polares quase não têm o que comer,
sua alimentação tão escassa...
Nos oceanos matam minhas baleias
Por que tanta desgraça?
Te dou o perfume das rosas
Promovo até a cura de suas doenças
Dou tudo que possa precisar
Pare um minuto e pense:
É vantagem me prejudicar?
oi pessoal manda um bjo para a raquel(creu N° 22)
oi aq vai um grande parabens da tuma o blog ta show
wg lu
rmrm sl
itapiuna ce
o blog ta hiper show amei
luiza elania
itapiuna
Esse blog é maaaaaara!!!
Beijo, me liga.
Ótimo o trabalho do primeirão..!
Linda D+ a natureza..!
Quero parabenizar a todos vocês por este belíssimo trabalho, lindo, e informativo! parabéns! muito lindo mesmo!
ah, obg *-*
estamos fazendo o que podemos.
e pode contar que sempre fazeremos o melhor.
muito belo! PARABÉNS! conto com vc6 ah preservação deste pais!
Muito legal saber q há jovens como vcs q ainda valorizam a natureza!!
Adorei a Iniciativa de todos o Insa!!
SEM PALAVRAS PARA AGRADEÇER ESSE 'GRITO'Q TODO AZEM PARA DEFENDER A NOSSA MÃE NATUREZA!!SHOW...
Adorei saber que vocês tambem estão falando das coisas belas que a natureza tem!
Isso é muito bom!
Meus sinceros parabéns pelo blog!
Adorei saber que vocês tambem estão falando das coisas belas que a natureza tem!
Isso é muito bom!
Meus sinceros parabéns pelo blog!
Postar um comentário