quarta-feira, 10 de setembro de 2008

[AMBIENTE] Queimadas Florestais


Queimadas: A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.

Incêndio Florestal: É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.




As queimadas são proibidas?


As queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O Ibama também distribui material educativo sobre as queimadas em regiões onde essa prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incêndios florestais.


Principal causa dos incêndios florestais


A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar o fogo de maneira desordenada, cria condições favoráveis para a ocorrência de grandes incêndios.



Como evitar os incêndios?


l - Fazer queimadas somente com autorização do Ibama e de forma controlada, com a construção de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo

2- apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios

3 - não jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação

4 - está proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais



Penalidades


Os infratores estarão sujeitos às penas previstas nos artigos 14 e 15 da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). As penas podem chegar a prisão (de três a seis anos) e multas de até R$ 4.960,00. O valor será aumentado com a regulamentação da Lei, pelo Ministério do Meio Ambiente, podendo variar de R$ 50,00 a R$ 50 milhões.

Na visão global, o fogo é considerado natural, pois o número de focos de calor, queimadas e incêndios nesta época de seca prolongada em todo o hemisfério sul. Fazer queimadas para uso agropecuário é uma prática cultural não só do Brasil e de difícil substituição. Caso fossem observadas as normas para queimada controlada e se a população contribuísse deixando de jogar pontas de cigarro acesas nas margens das estradas, apagassem restos de fogo em acampamentos e tivessem maiores cuidados ao lidar com o fogo, seriam menores as estatísticas.

18 comentários:

Anônimo disse...

Que legal Jasmiine.! \õ
Eu não são sabiia que as queiimadas eram autorizadas pelo Ibama (Mesmo que controladamente),
até porkê é apenas uma técnica da agicultura né.!?
Deu pra aprender.! :B

Jasmine disse...

Pois é huds o//
o problema é que a grande maioria de pessoas que fazem queimadas, não sabem das regras de segurança básicas para evitar que o fogo se espalhe, e alguns até mesmo, nem ligam para as consequências do que estão fazendo ¬¬'
o IBAMA orienta, e panz... o problema é a orientação chegar aos indivíduos que praticam a queimada...

Anônimo disse...

Muito bem sejam sempre interessados nos assuntos quie prejudicam o brasil e no mundo.

Anônimo disse...

Parabéns...
muito interessante...

Anônimo disse...

muito legal mesmo esse texto(documentario)sobre as queimadas

Unknown disse...

é isso aew!!
O site é tudo que as pessoas hj em dia devem saber!!
Vamos preservar o nosso mundo!
Antes q ele acabe!!
Vlw!

Anônimo disse...

já está mais que na hora de cuidarmos do nosso planeta,
a amazônia está sendo destruída!!!
os estados unidos querem tirar ela do brasil porque dizem q nós não somos responsáveis pelo q possuímos!!!

Anônimo disse...

Adorei a inisiativa de vocês!
Parabens!

Anônimo disse...

queimadas esse é um assunto muito polemico nos dia de hoje pois o maior bem do nosso planeta "a Amazonia" esta sofrendo bastante, é muito gratificante saber que nos brasileiros "jovens"estamos com um projeto de conciencia ecologia ...
Afinal esse é que é um motivo pela vida .

Anônimo disse...

É um ótimo projeto dos alunos do insa

Anônimo disse...

Queimadas Florestais, um tipo de assunto que está relacionado a alguns fatores como o Clima e a Vegetação, pois áreas secas e com vegetação típica de cerrado tem maior tendência a apresantar focos de incêncios. No entanto, isso não justifica o elevado índice de queimadas presentes no território brasileiro. Fatores como Desmatamento(através de queimadas) para o uso da terra antes ocupada e incêndios causados por descuidos ou até mesmo de forma involuntária são os mais comuns e presentes no Brasil. É preciso coibir de maneira inteligente os focos de incêndios e as pessoas que contribuem para o aumento dessa problemática...
(bjos para flor criadora do blogger)

Anônimo disse...

Queimadas destruiindo nossa floraa não podee.!

Anônimo disse...

Cuiidar da floresta brasileiira &' priinciipalmente das florestas do mundo

Unknown disse...

vamos salvar o nosso planet;;;
vamos preservar o meio ambiente..
eh noix...

Anônimo disse...

Pois é meu povo a coisa ta feia para todos nós.... se não cuidarmos vamos ir junto com ela... e valeu pela iniciativa é bom ver que os jovens de hoje estao se preocupando com o futuro proximo....

Anônimo disse...

Interessante!!
Eu também não sabia q as queimadas eram autorizadas pelo Ibama,ainda bem q eles são instruídos,mas, mesmo assim como a Jasmine disse a grande maioria não sabem das regras de segurança,e meio q acaba cometendo um negligência!!
Seria bem melhor q todas as pessoas q fossem fazer queimadas se informassem antes,poderiam assim evitar acidentes!!

Cidinha Andrade disse...

Muito bom..!
Queimadas a natureza?
Vamos dizer não..

Anônimo disse...

Tambéma não sabia que as queimadas autorizadas pelo Ibama.
Nossa =/