Apa da Serra de Baturité
ÁREA: 32.690 hectares CRIAÇÃO: Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990 ECOSSISTEMA: Serra úmida LOCALIZAÇÃO: Norte do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité, a 104 Km de Fortaleza
APRESENTAÇÃO
O Maciço Residual de Baturité configura-se como um território de exceção no contexto da quase absoluta semi-aridez do Ceará. Um dos poucos vestígios de Mata Atlântica ainda existentes no interior do nordeste.
Um maior destaque é dado para os municípios de Guaramiranga e Pacoti, que contam com um calendário de eventos turísticos diversificado, onde figuram os já famosos festivais de Teatro e Jazz de Guaramiranga e a Feira de Negócios e Turismo do Maciço de Baturité (FENETUR), em Pacoti.
Há uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes na região, para os mais variados gostos e bolsos.
ATRATIVOS
Além dos inúmeros atrativos naturais (cachoeiras, riachos, fauna e flora exuberantes), a região da Serra de Baturité é repleta de engenhos de rapadura, alambiques, casas de farinha, culturas de frutas, hortaliças, flores e café.
Podem ser encontradas edificações públicas e particulares (como antigas fazendas de café, casas de moradia de sítios, arquitetura religiosa) que preservam um pouco da história do lugar.
Outros atrativos do lugar são: Pico Alto (segundo ponto mais elevado do Ceará com 1.115m de altitude), trilhas do Remanso Hotel de Serra, Poço Escuro, trilhas do Sítio Guaramiranga, Gruta da Natividade, Parque Ecológico de Guaramiranga, Cachoeira de São, Linha da Serra e o Parque das Trilhas em Guaramiranga.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
GEOMORFOLOGIA
A área em questão constitui um dos mais expressivos compartimentos do relevo elevado do Ceará. Os chamados relevos residuais resultantes dos processos erosivos ocorridos na era Cenozóica (há quase 70 milhões de anos).
A região como um todo é marcada por um tectonismo intenso. Geologicamente, é formada por rochas do embasamento cristalino do pré-cambriano (período geológico mais antigo da terra), e apresenta instabilidade nas encostas, face ao declive acentuado (45 a 70%).
Ocorrem, predominantemente, solos que embora apresentem baixa fertilidade natural, nas áreas de florestas, a folhagem morta e detritos vegetais a ele incorporados, promovem a manutenção de sua fertilidade natural em níveis bastante elevados.
HIDROGRAFIA
A região da serra de Baturité é coberta pela bacia hidrográfica Pacoti - Choró - Pirangi que atinge altitudes superiores a 600 metros. Nesta região as fontes e quedas d'água são mais abundantes nas imediações das cidades de Maranguape, Pacatuba, Redenção, Baturité e Guaramiranga. As quedas d'água mais notáveis encontradas nesta bacia são as do Oratório e Paracupeba.
CLIMA
Sob o ponto de vista climático, esta área serrana é uma das mais úmidas do Estado, com pluviosidade média elevada (1.500 mm anuais). A temperatura é amena e varia em torno de 20oC e 22º C. A boa qualidade do ar lhe confere um refúgio de salubridade, com elevada concentração de ozônio, cursos, reservatórios e quedas d’água.
FAUNA
Possui uma grande variedade de espécies animais, destacando-se as aves representadas pelo saí-tucano, sanhaçu, fura-barreira, soldadinho, verdelino, coandu, pintassilgo, vem-vem, soim, tamanduá mambira, gato maracajá.
VEGETAÇÃO
A APA da Serra de Baturité abriga uma grande variedade de espécies vegetais, com formações florestais remanescentes de Mata Atlântica. Lá podemos encontrar espécies tipicamente Amazônicas (surucucu-pico-de–jaca), assim como da Mata atlântica (guaramiranga ou dançador - laranja).
Vale ressaltar que devido ao isolamento físico provocado pelas características climáticas e geomorfológicas da região, a APA DA SERRA DE BATURITÉ apresenta um alto grau de endemismo de espécies (espécies que só ocorrem nesta região), representando um verdadeiro banco genético de nossa biodiversidade.
O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA
Para tentar evitar a degradação da APA, a SEMACE – responsável pela manutenção da área – restringe algumas práticas, tais como:
- A captura ou extermínio de animais silvestres de qualquer espécie - Uso do fogo sem a autorização da SEMACE
- Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente
- Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens de rios, barragens e açudes, olhos d’água e aluviões, áreas íngremes e matas virgens ou em avançado processo de regeneração
- Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental
Créditos: http://www.oktiva.net/oktiva.net/1364/nota/18325
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
35 comentários:
Gente tá show.! Só temos que trabalhar mais nas fotos e nos videos.!
muito bom o trabalho souberão aborda, para quem não conhece o lugar esta otimo
vlw
abraço para a equipe
Tá legall..! Com as postagens de vídeoo &' Imagenns vaii fiicar MARAA.! 8D
tá MAAAARA. cometem!
Obrigada, gustavo :)
______________________
Oêêê!!!
Primeirão!!!
Nossa tá ótiimo..!
Muito bom mesmo..!
=D
Parabéns..!
Áh que legal.. É bom ver alguém interessado em preservar o ambiiente..
Áh que legal.. É bom ver alguém interessado em preservar o ambiiente..
'Gosteei, muito bom.!EU FAÇO PARTE DA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO INSA, mas, antes de mais nada quero parabenizar a todos os que estam fazendo esse esforço para a concientização da sociedade, preservação do meio ambiente e também a ajudar a valorizar esse imenso e rico território onde todoa nós habitamos que é a linda e charmosa cidade de Baturité.
Agradecendo também a sua atenção para conosco e pelo blog e queria pedir-lhes que nos ajudem a fazer um equilíbrio respeitoso entre a natureza e o ser humano desde que haja esse amor que, por muitos já morreu, pedindo um pouco da atenção de seus entes para esse nosso projeto de recordar as qualidades do lugar citado e podem postar a vontade.!
Bjão a todos.!
Ta otimo esse trabalho
Temos apenas que trabalhar mais nos assuntos a sere abordados.
hum..
ta show!
falta só as fotos pra ficar melhor ainda!
É otimo q voces se interesse por esse assunto.
Pelomenos alguem se interessa
PARABENS!!
Muito massa!!!
as fotos tabem,estão show!!!
Parabéns pra equipe criadora!!!!
a serra de Baturité é muito conhecida!!
sou ex-aluna do insa,e onde estudo agora,todos os professores falam desse belíssimo clima!!!
temos muitos atrativos,só temos que preservar!!
Muito legal!!^^
quem dera se as pessoas tivessem conciência q preservar é preciso!!!
Parabens!
Ta muito legal o blog!
continuem assim!
^^
Muito bom esses temas abordados
vlw
Parabens para todos!
Continuem assim!
Valeu gente continue assim.
Ta ótimo.
Parabéns
parabens voces sao um exemplo para todas as pessoas.
Gente esse trabalho de voces ta muito bom mesmo .
e otimo ver que alguem se preocupa com o nosso mundo.
PARABENS
Devemos preservar oq Deus nos deu de melhor!
parabéns!
Ótima iniciativa...! Gostei...
Ah se todo mundo pensasse assim...!
bjus.
Devemos cuidar melhor de onde moramos, pois aqui pode estar o futuro de muitas geraçõesque vem por ai!
O nosso blog esta show de bola! E as sugestão estão bem abordads...
Adorei coleguinha!
Agora só nos resta cuidar do nosso ambiente se naum já sabe...!
parabéns pela iniciativa gente,continuem assim concientizando mais e mais as pessoas que vcs depois de terminar a gincana continuem com este blog pois é uma grande riqueza.
Importante é que se veja a vida em suas mais simples forma,como Cristo mesmo fez...a conscientização é bastante importante para todos,e ale´m disso as linhas de ação fazem a diferença no meio que vivemos,,parabéns para todos vcs...
Massa ficou otiimo.!
Galerinha vcs são o maximo viu estão de parabéns.!
Nossaa..!
Que trabalho mas lindo esse nosso..!
Muito bem pessoal!
Agora temos que continuar fazendo esse trabalho e ñ somente nesse período de gincana.
O trabalho está 100.
Apesar de estar sendo despertada uma maior preocupação com o meio ambiente devido ao crescimento econômico dos países, muitos ainda acham que esta não deve ser uma preocupação relevante.
Como não poderia deixar de ser, aspectos econômicos e ameaças de desemprego são freqüentemente evocados para não se melhorar o nível de poluição, principalmente nas indústrias.
mal sabe eles que se não pararem de poluir ,futuramente não precisaram mais trabalhar, pois não terão mais condições.
Todos gostamos de ter a casa limpa né? Quando recebemos uma visita agradável, fazemos de tudo para que o nosso lar se torne o mais agradável, confortável e limpo possível.
Que tal começarmos a pensar assim com relação à Terra? Não que iremos receber visitas (internplanetárias?!), mas pelo fato de querermos um mundo melhor. Queremos mergulhar na praia sem medo de adquirir doenças, andar na mata e respirar o ar puro das nossas florestas, andar na cidade e ter menos poluição, menos sujeira nas ruas. Isso não parece uma idéia boa? Claro que sim!
Tudo isso pode começar por nós mesmos com simples mudanças de hábitos. Começemos por nós, pelo povão, quem realmente tem a força de mudar as coisas. Grandes organizações como o Greenpeace, WWF estão trabalhando em causas maiores, tais como o aquecimento global, utilização da energia eólica, desmatamento da amazônia, etc. Não que não possamos contribuir, claro que podemos, vamos começar pelo mais fácil!
Postar um comentário