
O mar foi desde sempre uma Riqueza natural e durante anos as águas estavam limpas. Agora, por causa das pessoas o mar está poluído.
Os produtos petrolíferos têm um efeito mau sobre toda a vida marinha e litoral onde actuam. As correntes marinhas facilitam a formação de marés negras, que se abatem sobre as praias e outras zonas costeiras.Os hidrocarbonetos espalhados nos mares e oceanos provêm sobretudo dos petroleiros que limpam os seus depósitos no alto mar e descarregam assim em cada viagem cerca de um por cento do seu carregamento. Esta percentagem pressupõe, ao fim de alguns anos, a existência de muitos milhares de toneladas de produtos petrolíferos espalhados pelos oceanos.

Entre as águas mais gravemente poluídas destacam-se as do Mar Mediterrâneo (também, por isso, designado a "fossa da Europa"), atravessado por milhares de petroleiros, as do Mar do Norte, o Canal da Mancha e os mares próximos do Japão.
As aves são particularmente afectadas. Em 1963, um acidente com o navio Ger-Maersk, na embocadura do Rio Elba, foi responsável pela morte de cerca de 500 000 aves de 19 espécies diferentes. Calcula-se que na Grã-Bretanha o número de aves vítimas de intoxicação por hidrocarbonetos seja de 250 000 por ano. Além das aves, são afectados os moluscos, os crustáceos costeiros e os peixes.
Quanto mais elevado for o nível do organismo na cadeia alimentar, maior é a concentração de poluentes que podem acabar por afectar os humanos, pois estes também são um elo da cadeia alimentar.
A poluição é a contaminação do meio ambiente pelos desperdícios humanos. Não é fácil chegar-se a acordo sobre o que é a contaminação, pois diferentes pessoas podem considerar este problema segundo pontos de vista muito diversos. O nível social desempenha um papel importante quando se procura determinar o que é ou não é aceitável para o meio ambiente.

Através dos séculos, os humanos foram desenvolvendo uma atitude de conquista relativamente aos bens naturais. Entre os bens da natureza, a água é uma substância essencial à vida. O ser humano pode subsistir com 5 litros de água por dia. Algumas populações nómadas da zona sariana conseguem-no durante longos períodos de tempo. Contudo, tendo em conta os aspectos de higiene pessoal e doméstica, calcula-se que são necessários, no mínimo, 40 a 50 litros de água por pessoa. A isto teremos de juntar a água necessária para a agricultura e para a pecuária. O total, em determinados países e regiões, representa um consumo diário que pode atingir os 1000 litros por habitante.
31 comentários:
Quanta coisa em gente....
podemos mudar e so ser como essa equipe, que se preocupa com o meio ambiente em que vivemos.
Estao de parabens
Muitos pensam que um papel de bombom ou um guardanapo n faz diferença nenhuma ,mas eu sei e essa equipe sabe que faz muita diferença e tentam passar essa consientizaçao para todos para que alem das aguas cuidemos de nossa casa, dde nossa cidade e de nosso planeta.
O mundo precisa de pessoas como voces que possam fazer toda a diferença,
esse blog tem muito conteudo
ta bem interessante
vcs estão mesmo a favor da vida
Ta muito interessante!!
Parabens
Valeew galera tai uma otima oportunidade de concientizar as pessoas sobre o meio ambiente... continuem sempre assim
“Quลndσ ล últimล ลяvσяε tivεя cลídσ,
Quลndσ σ últimσ яiσ tivεя sεcลdσ,
Quลndσ σ últimσ pεixε fσя pεscลdσ,
Quลndσ ล últimล ลvε cεssลя vσσ...
Vσcεs vลσ εntεndεя quε dinhεiяσ nลσ sε cσmε.”
Gяεεnpεลcε•
Ta massa gente
Affê..
Só temos 1% de água potável no mundo &' a galera aiinda faz isso.? \z
Fala sériio OMÃ.! ~~
boa iniciativa pra consietizar as pessoas ,voces estao de parabens!!
É isso ai o bem mais precioso da terra pode acabar, e nós seres humanos somos culpados!
tem tão pouca água e ainda desperdiçam um dia pode acabar!!!
Gente onde vamos parar?
temos que tomar providêcias!
Tenha mais conciência!
se não pararmos de poluir as águas ,o nosso patrimonio, não estaremos prejudicando os peixes estaremos nos prejudicando também. sem contar que o brasil é riquissimo devido a mata atlantica,que cada vez esta sendo desmatada por nos brasileiros que não temos conciencia que estamos destrindo o nosso patrimonio...parabéns para vcs que estão tão preocupados com o nosso futuro...continuem assim
como nós seres humanos que precisamos tanto da agua poluimoss tanto ela,somos pessoas civilizadas ,mais nos comportamos como ANIMAIS,na realidade nem os animais fazem o que nos fazemos,talves eles cuidem mais da natureza que nós...
o conteúdo deste blog esta massa...continuem colocando mais coisas legais.
Também achei muito bom o conteúdo do blog, informativo, criativo, interessante, bonito, atraente! Bom trabalho... Estou com vocês, a fim de mudar um PLANETA!
muito bom mesmo! adorei continue essa concientização!
otima iniciativa pessoal continui assim!!!!!!!!!!1
a natureza pede socorro!
os atos mais simples podem mudar o mundo,vamos salvar nosso planeta..
bjo pra galera do blog.
"Agora, por causa das pessoas o mar está poluído."
que vergonha...!
vamos nos consientizar galera.
"antes tarde do q nunca..."
Gostei muinto do que vocês fizerão
continuem a passar informações
consientizando os pessoas a verem o que eles estão fazendo
Fala sério gente...
precisamos cuidar da água q ainda existe, não só no nosso país,mas de todo o mundo...
Como?!
Fazendo nossa parte!!se cada um fizer a sua poderemos então melhorar a real situação da água no nosso planeta!!Fazendo coisas do tipo...
fechar o chuveiro ao lavar o cabelo,ao escovar os dentes usar somente o necessário...coisas assim,pequenas mais quando feita por todos há um grande resultado,no caso uma grande economia!!
Ahh!!
seria bem legal se houvesse digamos...como posso dizer,projetos de economia d'água,por exemplo:
A água usada para tomar banho,poderia ser usada para descargas,pois não temos contato com ela!coisas assim poderia economizar mais nos água potável!!
Não vai demorar muito pra nos estarmos presenciando e vivenciando uma guerra por agua e hoje que podemos dizer que 'temos agua suficiente pra nos vivermos tranquilamente' disperdiçamos ela, poluimos, quando chegar esse tempo, essa "era" ai sim que vamos dar o valor que ela mereçe´por isso vamos fazer a nossa parte, vamos cuidar do que é nosso...
Ok galera! Conto com vocês!
temos que ter mais atenção com nossos mares.
Os oceanos precisam de nós, e nós precisamos dos oceanos.
Temos que mobilizar toda a sociedade e exigir do governo . A conservação dos oceanos está diretamente relacionada com o nosso futuro e deve ser feita agora. Não temos tempo a perder.
Parabens gente pela iniciativa mas espero que ao termino dessa gincana voces continue com esse trabalho!!!
Na questão da água, quem mais desperdiça somos nós mesmos. Temos que usar a nossa água de maneira consciente e não a poluir
Existem várias formas de se ajudar a natureza. Economia de água é uma coisa extremamente importante que merece muito da nossa atenção, mas não é a única.
Boa !!!!!
Continuem sempre assim valeu....
Postar um comentário