sábado, 13 de setembro de 2008

[AMBIENTE] Psicologia ambiental









A psicologia ambiental é o estudo do comportamento humano na relação com o meio ambiente ordenado e definido pelo homem. É um campo relativamente novo da psicologia apesar de alguns cientistas sociais terem trabalhado neste contexto durante várias décadas, pois já desde 1960 que podemos ser confrontados com estudos e trabalhos na área da psicologia ambiental. A maioria destes trabalhos tiveram como estímulo o reconhecimento dos problemas do ambiente (por exemplo, a poluição ou os edifícios impróprios para habitação) nos comportamentos das pessoas, por sua vez alguns outros trabalhos foram motivados pela pura curiosidade sobre o "porquê" e o "como" se verificam as influências do meio ambiente sobre os seres humanos.






O psicólogo social Kurt Lewin (1890-1947) foi um dos primeiros a dar importância à influência do meio e das relações que com ele se estabelecem, no modo como as pessoas agem, reagem e se organizam.A psicologia ambiental considera o meio ambiente como todos os contextos onde se inserem os sujeitos (por exemplo, casas de habitação, escritórios, escolas, ruas, etc.) e actua mais sobre os comportamentos de grupos do que comportamentos individuais.Este ramo da psicologia apresenta principalmente cinco princípios a seguir na sua investigação e intervenção. Primeiro ser capaz de modificar o meio ambiente, segundo estar presente em todos os contextos do dia-a-dia, terceiro considerar a pessoa e o meio como entidades unas, quarto considerar o indivíduo como actuante sobre o meio e o meio como influenciando o indivíduo e, por último, deve ser sempre levada a cabo com a colaboração de outras ciências.






Esta ciência considera três grandes níveis de estudo. O nível dos processos psicológicos que engloba a percepção, a cognição e a personalidade do sujeito. O nível da gestão do espaço social que trata das questões da territorialidade, da privacidade e espaço pessoal e do fenómeno das multidões. E, por último, o nível da introdução de modificações no design do espaço com vista a uma melhor adequação psicológica com as características do ambiente (por exemplo, os novos processos de reciclagem e de poupança de energia). Alguns dos métodos utilizados na investigação em psicologia ambiental são comuns aos utilizados noutro tipo de pesquisas em psicologia (por exemplo, a observação de comportamentos, as entrevistas, as escalas de avaliação e a simulação em laboratório). Outros, no entanto, são mais específicos desta ciência (por exemplo, o estudo do espaço pessoal, os mapas cognitivos, etc.).

18 comentários:

Anônimo disse...

Valeu galerinha voces sao pessoas muito especias... nao para mim mais para toda a sociedade.
Parabens

Anônimo disse...

So queria dizer que voces estam fazendo um otimo trabalho ajudando nao consientização das pessoas para com o meio ambiente.
Parabens

Anônimo disse...

Psicologiia ambiiental é MARAA

Anônimo disse...

Muiito importante véii.! ;!

Anônimo disse...

O Meiio Ambiiente agradece à Primeiira Sériie do INSA.! *_____*

Unknown disse...

Desenvolver essa consciência ecológica é questão de sobrevivência!!
Parabéns pela iniciativa desse espaço!

Bruno Freitas disse...

Achei interessante esse tema!

Anônimo disse...

Olá pessoal,muito bonito esse trabalho de vcs. Parabéns!

Anônimo disse...

Vamos cuidar do meio ambiente...
Para que ele fique assim!
Parabens pelo o trabalho de conciêntização de vocês!

Anônimo disse...

Se yivessemos um pouco mais de conciêcia o nosso país seri um país muito mais bonito! (como mostra a foto)!
Parabens por estarem desenvolvendo esse lindo trabalho!

Anônimo disse...

aew galera!!!
pensa nisso!!!
pow vc6 querem viver num mundo asim!!!
e depois morreren sem ar?
querem?
axo q naum né?
pois é..entaum fasam de tudo pra ajudar o mundo !!!
se ajudarem eu agradeso pq vc6 estaraum fasendo um bem pra mim pra vc e para todos os q viram depois de nossa geração!!!
obg pela atenção!!!

Anônimo disse...

esse blog é de mais.

Anônimo disse...

vamos ajudar a natureza com a gente.

Anônimo disse...

vamos ajudar o planeta com a gente.

Anônimo disse...

é bom saber que vc esta ajudando a nós a defender o planeta.

Anônimo disse...

gostei do blog ,e é bom saber que mais alguem se preucupa com ele.

Anônimo disse...

Muito bem galera ..... parabens...todos temos que nos conscientizar que temos de ajudar o meio abiente.

Anônimo disse...

Muito bem galera ..... parabens...todos temos que nos conscientizar que temos de ajudar o meio abiente.