O que é poluição
Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais. São chamados de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possível relacionar centenas de poluentes e os tipos de poluição que ocasionam, mas vamos citar apenas mais dois exemplos.
Um deles são os agrotóxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos microorganismos e pragas, em especial na agricultura. Ocorre que o acúmulo desses produtos acaba por contaminar os alimentos com substâncias nocivas à saúde humana, às vezes até cancerígenas. Outro exemplo é o das chuvas ácidas, isto é, precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e de ácido nítrico. Esses ácidos, que corroem rapidamente a lataria dos automóveis, os metais de pontes e outras construções, além de afetarem as plantas e ocasionarem doenças respiratórias e da pele nas pessoas, são formados pela emissão de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio por parte de certas indústrias. Esses gases, em contato com a água da atmosfera, desencadeiam reações químicas que originam aqueles ácidos. Muitas vezes essas chuvas ácidas vão ocorrer em locais distantes da região poluidora, inclusive em países vizinhos, devido aos ventos que carregam esses gases de uma área para outra.
O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.
Créditos: http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao.htm
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Parabéns pela iniciativa de vocês..
o blog ficou muito legal..
é bom mostrar que temos que cuidar do meio ambiente.
Muito booom ;)
vamos combater essa tau de poluição
christyan
esse blog esta muito legal ,alem de dar boas dicas de como cuidar o nosso meio anbiente.
É muito legal saber que nos os jovem do seculo 21 estamos preucupados com o meio anbiente.
muito bom ;-)
vamos tentar salvar nossso planeta!
vamos tentar salvar nossso planeta!
[2]
Tá fiicando crítica situação.. Infeliizmente.. Tá dificil da gente saiir dessa.. São poucos os que conscientiizam &' muiitos os que poluem
Seria bom se todos usasem o blog para concientizar as pessoas sobre a poluição; afinal o meio ambiente merece sobreviver.
show.!
Parabéns equipe.!
Postar um comentário